segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dueto dissonante: Pesquisar, checar, duvidar, replicar, pesquisar mais... entender? decidir?

Hoje a TV Cultura apresenta uma controvertida entrevista feita em maio de 2009 com o jornalista Jeffrey Smith sobre transgênicos (GMOs)em seu programa, acessível na página do programa Roda Viva. Paralelamente rola um debate internáutico tão ou mais interessante. É como se fosse um dueto dissonante. Vale a pena acompanhar os dois.
Reproduzo aqui trechos da parte internáutica, que está disponível no site.
10:19


Roda Viva:
Olá, bom dia
quinta 14 de maio de 2009 10:19 Roda Viva
10:20


Roda Viva:
Damos início agora a mais uma transmissão participativa do Roda Viva
quinta 14 de maio de 2009 10:20 Roda Viva
10:21


Roda Viva:
A repórter Lia Rangel já está no restaurante executivo da TV Cultura, onde os convidados aguardam o início do programa.
quinta 14 de maio de 2009 10:21 Roda Viva
10:21


Roda Viva:
O Roda Viva entrevista hoje o jornalista americano Jeffrey Smith
quinta 14 de maio de 2009 10:21 Roda Viva
10:22


Roda Viva:
Jeffrey Smith é diretor executivo do Instituto pela Tecnologia Responsável (Institute for Responsible Technology - http://www.responsibletechnology.org/ ) e autor de "Roleta Genética", livro sobre transgênicos - o primeiro foi "Sementes da Decepção", de 2003.
quinta 14 de maio de 2009 10:22 Roda Viva
10:22


Roda Viva:
A área plantada com produtos transgênicos no Brasil teve crescimento de 5,3% em 2008, atingindo 15,8 milhões de hectares - desses, 14 milhões são de soja, 1,4 milhão de milho e 0,4 milhão para algodão.
quinta 14 de maio de 2009 10:42 Roda Viva
10:42

Roda Viva:
Os dados são do ISAAA - Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações Agrobiotecnológicas, na sigla em inglês. http://www.isaaa.org/
quinta 14 de maio de 2009 10:42 Roda Viva
10:43

Mais informações em reportagem da Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u502291.shtml

CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - http://www.ctnbio.gov.br/

[Comentário de Rafael CruzRafael Cruz: ]
Na audiência pública para debate do arroz transgênico a empresa proponente foi questionada por ter feito testes de segurança do grão em galinhas, que não digerem arroz. Além disso, ficou claro que a CTNBio não pede estudos de segurança de médio prazo à saúde humana. Como garantir segurança dos alimentos transgênicos aos seres humanos neste contexto?
quinta 14 de maio de 2009 10:49 Rafael Cruz
10:50

Roda Viva:
Livro "Roleta Genética", de Jeffrey Smith: http://www.geneticroulette.com/
quinta 14 de maio de 2009 10:51 Roda Viva
10:53


Entrevistam hoje Jeffrey Smith Alexandre Mansur, editor de Ciência e Tecnologia da revista Época; Flavio Finardi Filho, professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo;Fernando Lopes, editor de Agronegócios do jornal Valor Econômico e Washington Novaes, jornalista, supervisor do quadro Biodiversidade do programa Repórter Eco, da TV Cultura, e articulista do jornal O Estado de S. Paulo. Lia Rangel entrevista agora o colaborador do Twitter Jorge Henrique Cordeiro No Twitter, @jhcordeiro, Cordeiro já trabalhou no Jornal do Brasil, na revista Época e no jornal O Globo. Atualmente é assessor de imprensa da ONG Greenpeace, além de autor do blog O Escriba. Os outros colaboradores da transmissão de hoje são Maira Begalli - @mabegalli. Gestora ambiental e diretora-presidente da ONG Veredas. Maira desenvolve atualmente o Biolabs, projeto em que pesquisa sobre espécies nativas e impactos de espécies exóticas e transgênicas sobre a fauna, a flora e a população do entorno. E Isis Diniz - @isisrnd. Jornalista freelancer, Isis Diniz trabalha como repórter de Meio Ambiente, Ciência e Educação para o portal iG. Participa, também, da organização do Prêmio Época de Mudanças Climáticas, projeto da revista Época. Tem especialização em divulgação científica pela ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP - Universidade São Paulo, e é autora do blog Xis-Xis, sobre Meio Ambiente e Ciência. O blog ficou em segundo lugar no prêmio Best Blogs Brazil deste ano, na categoria “Ciência”. Isis também é membro da Rede Ecoblogs. O colaborador pelo Flickr do programa de hoje é Manoel Júnior - Flickr ManoelBR Ele vai fotografar o programa e publicar em tempo real as imagens do
Graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Manoel é analista de sistemas e fotógrafo. Técnico gráfico formado pelo Senai, trabalhou com retoque digital de imagens durante três anos para os mercados publicitário e editorial. Desde maio de 2008, revela a cidade de São Paulo em seu Flickr /manoelbr, retratando pessoas, personagens, lugares e paisagens.

Gostaria que Jeffrey Smith respondesse:
A vida moderna pode provocar doenças?
( 14% )
Qual a importância de ONGs na discussão dos OGMs?
( 0% )
O mundo pode se alimentar sem os transgênicos?
( 86% )

OGMs são Organismos Geneticamente Modificados - http://pt.wikipedia.org/wiki/OGM
quinta 14 de maio de 2009 11:16 Roda Viva

[Comentário de Celso CamargoCelso Camargo: ]
Gostaria de saber quem patrocina as suas viagens pelo mundo para fazer apresentações e lançar livros contra a biotecnologia?


[Comentário de LucianaLuciana: ]
Seu livro aponta diversos trabalhos científicos que foram contestados pela comunidade científica internacional, que apontou erros importantes de metodologia e/ou análises, levando a erros de interpretação dos resultados. Você discute essas questões colocadas pela comunidade científica dentro de seu livro?
quinta 14 de maio de 2009 11:22 Luciana
11:22

[Comentário de Dante AraújoDante Araújo: ]
Sr Jeffrey. Genética e biotecnologia são estudadas em alto nível científico por instituições diferentes e independentes em todos o mundo. Por que duvidar tanto da expertise e conhecimento destes cientistas que defendem os transgênicos e a biotecnologia? Como exemplo, o pesquisador Ernesto Paterniani, que há 50 anos estuda a genética do milho.
quinta 14 de maio de 2009 11:23 Dante Araújo
11:23



As pessoas confundem as variedades transgênicas como sendo uma coisa única, diferente, mas a transgenia é apenas mais um método entre tantos outrs, de melhoramento. Entratanto a transgenia ou tecnologia do DNA recomobinante, é um método mais moderno, eficiente e muito preciso. Toda essa campanha contra as variedades transgênicas tem por objetivo confundir a populaçào leiga no assunto, para atingirem outros objetivos de fundo econômico. São comapanhas que visam prejudicar o Brasil.
quinta 14 de maio de 2009 11:35 Luciana
11:36

Lia Rangel - repórter:
Afirmação de Smith: FDA não é confiável.
quinta 14 de maio de 2009 11:45 Lia Rangel - repórter
11:46

Gostaria que Jeffrey Smith respondesse:
Qual o percentual de OGMs no Brasil, em alimentos?
( 0% )
O sr. acha que falta apoio aos produtos orgânicos?
( 25% )
Podemos relacionar câncer aos trangênicos?
( 75% )

Existe uma recomendação que se consuma os prdutos orgânicos, só que com os preços praticados desses produtos somente a camada mais abastada da população consegue.Façamos uma comparação, o quilo do tomate ( CARMEM) que é tido como o tomate longa vida, em média custa R$ 2,00, enquanto que o orgânico custa R$4,50.E o resto da feira como é que fica.Pode ser saudável , mas não é viável para a maior parte da populção.Correto ou falei besteira.
quinta 14 de maio de 2009 12:00 Célia Carvalho
12:00

Roda Viva:
Conforme a Wikipédia, "O Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança é um tratado sobre biossegurança assinado durante a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) em Cartagena, Colômbia. Aprovado em 29 de janeiro de 2000 e em vigor desde setembro de 2003, o texto disciplina questões envolvendo o estudo, a manipulação e o transporte de organismos geneticamente modificados (OGM) entre os países membros do acordo."
quinta 14 de maio de 2009 12:05 Roda Viva
12:05

[Comentário de Sergio BrandãoSergio Brandão: ]
Como alimentar uma população mundial de 6 bilhões?
quinta 14 de maio de 2009 12:05 Sergio Brandão
12:05

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Quanto às questões de saúde: os organismos transgênicos, sejam eles, microrganismos ou plantas são extensivamente testados quanto à segurança alimentar. Os testes são definidos pela Organização Mundial de Saúde e pela FAO e constam do guia intrernacional de segurança alimnentar, denominado CODEX ALIMENTARIUS, adotado pelo Brasil. Quem quiser aprender mais sobre o assunto, basta entrar nos sites da OMS, da FAO ou até da Academia de Ciências do Vaticano. Mente quem diz o contrário.
quinta 14 de maio de 2009 12:06 Alda Lerayer
12:06


[Comentário de Celso CamargoCelso Camargo: ]
No Brasilo, a nossa Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é formada por 27 doutores em atividade que atuam nas mais diversas áreas da ciência no país. O senhor acredita mesmo que esses cientistas seriam irresponsáveis e colocariam os seus nomes e as suas carreiras em risco aprovando produtos perigosos para a saúde humana, animal e para o meio ambiente?
quinta 14 de maio de 2009 12:15 Celso Camargo
12:17


Roda Viva:
Alexandre Mansur, da revista Época, pergunta agora o motivo de não existirem estudos aprofundados sobre a relação entre transgênicos e câncer
quinta 14 de maio de 2009 12:17 Roda Viva
12:17
[Comentário de LucianaLuciana: ]
Plantamos milho transgênico este ano e não precisamos usar uma gota sequer de inseticida ou qualquer outro defensivo agrícola em nossa lavoura. Meus trabalhadores rurais não se expuseram aos agrotóxicos. A produtividade do meu milho foi de 30 % a mais que o milho não transgênico. Toda a região de nossa lavoura não deixará nunca mais de plantar o milho transgênico.
quinta 14 de maio de 2009 12:17 Luciana
12:18
[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Rafael, os pesquisadores do Centro de Arroz e Feijão da EMBRAPA estão desenvolvendo arroz e feijão transgênicos. A Embrapa não é contra trasgênicos e não foi isso que eles disseram na audiência pública. O brasileiro que se preze tem orgulho das pesquisas que eles estão desenvolvendo.
quinta 14 de maio de 2009 12:18 Alda Lerayer
12:19

[Comentário de JacquelineJacqueline: ]
A Monsanto irá elevar os preços de sua nova geração de soja resistente aos herbicidas "de maneira mais agressiva" em relação a outros produtos porque os "produtores agrícolas já conhecem o sistema." A tecnologia da soja Roundup Ready 2Yield será vendida 40% acima do preço do original Roundup Ready. Quero ver os produtores pagarem felizes.
quinta 14 de maio de 2009 12:19 Jacqueline
12:20

Roda Viva:
Revolução Verde: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_verde
quinta 14 de maio de 2009 12:29 Roda Viva
12:30

Lia Rangel - repórter:
Smith afirma que o milho (BT) plantado em lavouras brasileiras produz seu próprio pesticida. Ele diz que quando comemos estes pesticida podem continuar agindo em nosso organismo.
quinta 14 de maio de 2009 12:30 Lia Rangel - repórter
12:30

Roda Viva:
Conforme a Wikipédia, "Revolução verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola em países menos desenvolvidos durante as décadas de 60 e 70. O modelo se baseia na intensiva utilização de sementes melhoradas (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização e diminuição do custo de manejo (...)".
quinta 14 de maio de 2009 12:30 Roda Viva
12:31

Lia Rangel - repórter:
Obrigada, Alda. Vc é pesquisadora?
quinta 14 de maio de 2009 12:32 Lia Rangel - repórter
12:33

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
LIa, a bactéria Bacillus thuringiensis, de onde os genes que produzem a proteína tóxica APENAS para insetos são retirados, é tão segura que é ate utilizada elo Ministério da Saúde no controle da dengue em água potável no Brasil. Acho o "jornalista" Jeffrey tem muioto a aprender sobre ciência. Quantro ao Brasil, a fonte que o alimnenta é muito mal informada...
quinta 14 de maio de 2009 12:33 Alda Lerayer
12:34

Lia Rangel - repórter:
Não entendi, Alda. Vc quer dizer que a bactéria usada no milho BT é colocada na água potável para combater a dengue?
quinta 14 de maio de 2009 12:34 Lia Rangel - repórter
12:34

[Comentário de LucianaLuciana: ]
Lia, o Jeffrey Smith só fala besteiras. Não tem uma página no livro dele que valha a pena ler. O milho plantado no Brasil, o milho Bt tem um proteína que é tóxica para as lagartas, e somente para as lagartas. Isso é bioquímico e científico.'Esta proteína vem de uma bactéria chamada Bacillus thuringiensis (por isso Bt) que é usada na agricultura orgânica. Faz-se pulverizações da bactéria nas lavouras. O que os cientistas fizeram, foi colocar a proteína das bactérias na planta.
quinta 14 de maio de 2009 12:34 Luciana
12:35

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Lia, sou pesquisadora do Instituto de Tecnologia de ALimentos. Sou Doutora em Genética de Plantas e Microrganismos, com especialidade em bactérias lácticas. Fiz uma das oprimeiras bactperias lácticas trangênicas do mundo, na França, utilizada em queijos lá na França desde 1986.
quinta 14 de maio de 2009 12:35 Alda Lerayer
12:36

[Comentário de LucianaLuciana: ]
Há centenas de trabalhos científicos desde a década de 60 provando a inocuidade da proteína Bt para os animais e seres humanos e a sua especificidade para os insetos. Esse assunto é velho, pessoal.
quinta 14 de maio de 2009 12:36 Luciana
12:36

Lia Rangel - repórter:
Obrigada, Alda.
quinta 14 de maio de 2009 12:36 Lia Rangel - repórter
12:38

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Lia, é isso mesmo. Esse é um programa miuito importante do Ministério da Saúde. A proteína produzida por essa bactéria mata as larvas dos mosquitos. Elas são colocadas em lagoas e cisternas.
quinta 14 de maio de 2009 12:38 Alda Lerayer
12:38

Lia Rangel - repórter:
Alda, já que lácteos são suas especialidade, o que dizer em relação aos hormônios injetados nas vacas para aumentar sua produção? Que tipo de mal eles podem provocar?
quinta 14 de maio de 2009 12:38 Lia Rangel - repórter
12:38

[Comentário de Thereza C. RappaThereza C. Rappa: ]
Mandou bem, Dr. Finardi! Este Smith faz afirmações irresponsáveis e ninguém cobra dele as fontes, os detalhes...
quinta 14 de maio de 2009 12:38 Thereza C. Rappa
12:38

[Comentário de Joana RodriguesJoana Rodrigues: ]
Não só contra a dengue, quanto para controle de lpragas, inclusive em jardins..... até em pet shops você pode comprar o Bt e fazer aplicações...ou seja, usar o Bt já é uma prática normal há muito tempo.....
quinta 14 de maio de 2009 12:38 Joana Rodrigues
12:40

[Comentário de Thereza C. RappaThereza C. Rappa: ]
Sim, Joana. No site www.greenharvest.com.au/pescontrol/caterpillar, é possível comprar pesticidas orgânicos contendo Bt on line. A propaganda desses produtos orgânicos diz que são Naturalyte Insect Control e que contêm o Bt, o mesmo desse milho trangenico que chegou ao Brasil.
quinta 14 de maio de 2009 12:41 Thereza C. Rappa
12:42

[Comentário de Sergio BrandãoSergio Brandão: ]
se o entrevistado fosse levado a sério... por coerencia teremos que rejeitar tambem quase todos os avanços da medicina, como vacinas e tratamentos contra o cancer que cada vez salvam mais vidas... ele tem uma postura nitidamente anti-cientifica e obscurantista... com tanta gente boa no Brasil para falar sobre este tema - cientificamente - essa entrevista é uma perda de tempo...
quinta 14 de maio de 2009 12:42 Sergio Brandão
12:42

[Comentário de JacquelineJacqueline: ]
Sim. a bactéria Bt é usada há muito tempo. São feitas aplicações quando necessárias. A dúvida que fica é, será que essa bactéria está em constante produção numa planta GM não provoca resistência dos insetos? no meio natural ela é aplicada qdo necessário. Produtos para controle aplicados sem critério, causam resistência. é a mesma coisa com herbicidas... os produtores devem variar o ingrediente ativo pq senão surgem ervas daninas resistentes
quinta 14 de maio de 2009 12:46 Jacqueline
12:46

[Comentário de LucianaLuciana: ]
Quanto a resistência, pode acontecer se não for manejada de forma técnica. Qualquer que seja o uso de Bacillus thuringiensis, de inseticidas químicos ou plantas Bt. O que ;e recomendado agronomicamente em qualquer dos casos é usar de técnicas de manutenção das tecnologias que variam conforme o caso, seja fazendo rotação de culturas, seja fazendo áreas de refúgio ou alternando as técnicas de controle, principalmente pelo controle integrado de pragas. Isso não é uma característica das variedades transgênicas, mas sim da atividade agrícola.
quinta 14 de maio de 2009 12:50 Luciana
12:50

[Comentário de Célia CarvalhoCélia Carvalho: ]
Falando dos hormônios existentes nas carnes, ouvi a seguinte explicação de um engenheiro químico."Não adianta ficar fazendo regime comendo , peitinho de frango grelhado, pois as modificações que ele sofre com a ingestão de hormônios , prejudicam mais do que resolve o seu problema".
quinta 14 de maio de 2009 12:50 Célia Carvalho
12:51

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Se o Jeffrey é jornalista em que laborátório ele trabalhou????? No CV dele não há nada sobre isso!!!! Mais uma mentira!! É um verdadeiro Piunóquio!
quinta 14 de maio de 2009 12:54 Alda Lerayer
12:54

Lia Rangel - repórter:
Green Harvest recomenda o uso do BT? - pergunta Finardi.
quinta 14 de maio de 2009 12:55 Lia Rangel - repórter
12:55

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Jacqueline, no Brasil, os agricultiores que querem a biotecnologia são os pequenos porque justamente eles são os mais beneficiados. E, contrariamente o que vc diz, esses 70% da agricultura familiar não são ignorantes. Ignorantes são alguns estrangeiros que querem que eles continuem pequenos e ignorantes. É tão romantico!
quinta 14 de maio de 2009 12:57 Alda Lerayer

Comentário de JacquelineJacqueline: ]
apenas uma pequena parte dos produtores são esclarecidos. o q é uma falha muito grande, mas infelizmente,só vai mudar com educação
quinta 14 de maio de 2009 12:59 Jacqueline
13:00

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Maira, não misture as estações. São tecnologias diferentes. Sugiro a todos uma visita aos pequenos agricultores de Catuti em Minas Gerais. eles são pequenos mesmo (2 a 6 hectares) e plantas algodão Bt. Passaram a produzir 200 arrobas ao invés de 40 por hectare. Aproveitem para trabalhar com eles, para ver quanto é duro na~so ter máquinas, e outras facilidades que os grandes produtores têm.
quinta 14 de maio de 2009 13:00 Alda Lerayer
13:00

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
TV cultura: é lastimável abrir um espaço dentro desta casa para um aproveitador, mentiroso, que pensa que pode enganar os brasileiros porque acha que somos subdesenvolvidos.
quinta 14 de maio de 2009 13:03 Alda Lerayer
13:04

[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Que tal entrevistar nossos verdadeiros cientistas que fazem aprte da Academia Mundioal de Ciências? Essa sim, seria uma grande contribuição dessa casa de cultura aos brasileiros.
quinta 14 de maio de 2009 13:05 Alda Lerayer
13:05


[Comentário de Alda LerayerAlda Lerayer: ]
Gente, deu para perceber que os jornalistas sérios, como o Heródoto, ficaram desconfortáveis com o entrevistado desse programa. Com razão.
quinta 14 de maio de 2009 13:06 Alda Lerayer
13:07

[Comentário de JacquelineJacqueline: ]
para se informar sugiro leitura do livro o mundo segundo monsanto, há tb o documentário com legendas em português disponível na internet. tb acho muito fácil aceitar essas mentirinhas dos gringos (monsanto).
quinta 14 de maio de 2009 13:07 Jacqueline
13:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Créditos do Coelho em Cores GFP