quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um Debate Bacana para o pessoal de Sampa

Segue uma dica da Flavia Lobo, quem estiver em Sampa ou for para lá, pode aproveitar!


Debate sobre vida, cérebro, consciência e direito

No dia 3 de maio, recentes teorias e descobertas das ciências biológicas e suas implicações no contexto legal serão apresentadas e discutidas, sob mediação do advogado Rubens Naves, por pesquisadores do comportamento animal, do cérebro humano e do direito.

Presenças confirmadas: • César Ades – especialista em etologia e comportamento animal, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). • Sidarta Ribeiro – neurocientista, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e chefe de laboratório do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra. Local e hora: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), a partir das 19h.

>> Evolução da consciência e direito animal
>>
>>
>> Neurocientista, etólogo e jurista debatem os direitos dos animais
>>
>> na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, no dia 3 de maio
>>
>>
>> Os animais têm consciência? Devem ser vistos apenas como objetos da compaixão humana ou são também sujeitos de direitos? Se existe uma “dignidade animal” e “direitos animais” a serem respeitados, quais seriam os critérios válidos para defini-los?
>>
>>
>> Na primeira segunda-feira de maio, o estudioso do comportamento animal César Ades e o pesquisador do cérebro Sidarta Ribeiro vão enfrentar essas questões, com a mediação do advogado Rubens Naves, no debate “Evolução da consciência e direito animal”.
>>
>>
>> Novas teorias e descobertas científicas e sua possível repercussão sobre a ética, as leis e as práticas sociais estarão no centro dessa discussão, tão atual quanto os grandes desafios socioambientais, de convivência urbana e planetária, que hoje se impõem à civilização, às sociedades e aos indivíduos.
>>
>>
>> Os bichos e nós
>>
>> (três “aperitivos” para reflexão prévia)
>>
>>
>> “A redescoberta dos modos de consciência do animal, de sua maneira típica de ver e de sentir o mundo e o grupo social nos força a rever as nossas posições éticas. Mesmo que o animal não seja um agente moral num sentido humano, a sua relação conosco faz parte inevitável da reflexão e do agir ético.”
>>
>> César Ades
>>
>>
>> “Nossas diferenças mentais com outros animais são uma questão de grau, não de essência. Se chegarmos a compreender esse fato de forma tão cristalina como entendemos a estrutura celular ou a gravitação dos astros, nossa relação com a natureza se transformará radicalmente.”
>>
>> Sidarta Ribeiro
>>
>>
>> “Vamos abordar questões científicas e filosóficas complexas, mas ligadas a temas cada vez mais atuais e decisivos nas relações entre humanos e animais, e também na forma como o homem vê a si mesmo e a seus semelhantes. Não há como refletir sobre os direitos animais sem por em questão, direta ou indiretamente, os direitos humanos.”
>>
>> Rubens Naves
>>
>>
>>
>> O que: debate “Evolução da consciência e direito animal”
>>
>> Quando: dia 3 de maio, segunda-feira, às 19h no teatro Eva Herz
>>
>> Onde: teatro Eva Herz – Avenida Paulista, 2073 (Livraria Cultura do Conjunto Nacional)
>>
>> Reserva de lugar: pelo email lms@rnaves.com.br ou pelo telefone 3179-0108 (quem fizer reserva deverá se apresentar na entrada do teatro, no dia do debate, até às 18h50)
>>
>>
>>
>> Uma promoção de [em] Revista, publicação digital do escritório de advocacia
>>
>> Rubens Naves – Santos Jr. – Hesketh, com o apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e da Livraria Cultura.
>>
>>
>>
>> Mais informações sobre os integrantes da mesa
>>
>>
>>
>> César Ades – psicólogo, etólogo e especialista em comportamento animal; ex-diretor e professor titular do Instituto de Psicologia da USP; diretor do Instituto de Estudos avançados da Universidade de São Paulo.
>>
>>
>> Sidarta Ribeiro – biólogo e neurocientista, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e chefe de laboratório do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra.
>>
>>
>> Rubens Naves – advogado e jurista, professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócio titular do escritório de advocacia Rubens Naves – Santos Jr. – Hesketh.
>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Créditos do Coelho em Cores GFP